27 de outubro de 2010

Revolução Francesa, um marco na história


A Revolução Francesa foi um marco na história, hoje comemoramos o bicentenário da Revolução, suas causas, tomada da Bastilha, Jacobinos e Girondinos, Robespierre e a tomada do poder por Napoleão Bonaparte, um jovem guerreiro que surge como uma nova esperança para o povo francês.

26 de outubro de 2010

Assembleia Constituinte 1789

Em 15 de junho de 1789, o terceiro estado conhecido também como burguesia, retirou-se da reunião dos Estados Gerais e proclamou-se assembleia nacional permanente, jurando só se separar após a votação de uma constituição para a França. 
Em 9 de julho de 1789, juntamente com muitos deputados do baixo clero, os Estados Gerais autoproclamaram-se Assembleia Nacional Constituinte.

25 de outubro de 2010

14 de Julho- Queda da Bastilha

Em 14 de julho de 1789 na cidade de Paris, houve uma manifestação pública gerada pela insatisfação dos parisienses com a falta de alimentos. Esta manifestação deu-se em frente à Bastilha que era uma fortaleza, transformada em prisão e símbolo do absolutismo francês.
Na prisão haviam poucos prisioneiros (oito) e a libertação destes converteu-se em símbolo da derrota e do poder absolutista conhecido como "Queda da Bastilha".

24 de outubro de 2010

A Constituição de 1791

No mês seguinte após a Queda da Bastilha, a assembleia nacional constituinte aboliu a cobrança de dízimo pela Igreja Católica inclusive as obrigações feudais. Nesta assembleia foi aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, esta declaração dava o direito a liberdade de expressão, a garantia de propriedade privada e assegurava a igualdade de todos os homens perante a lei. Em setembro de 1791 foi aprovada uma Constituição para a França, onde estabeleceu-se dentre outros o voto censitário ( só podiam votar os cidadãos que tinham determinada renda), o livre comércio e a livre iniciativa para os negócios acabando com as restrições mercantilistas e feudais, o poder foi dividido em três instituições: Legislativo, executivo e judiciário.

23 de outubro de 2010

Crise Política

A reforma realizada pela Assembleia Constituinte visava a atender principalmente os interesses da alta burguesia, mantendo grande insatisfação por parte dos camponeses e trabalhadores assalariados. Os camponeses e as camadas populares de Paris chamadas sans-culottes, defendiam mudanças radicais, como o sufrágio universal masculino e a instituição da república e do outro lado os nobres se preparavam para retomar o poder.

22 de outubro de 2010

Nascimento da República




A França em abril de 1792, entrou em guerra com a Áustria e a Prússia. O rei e os contrarrevolucionários, incentivaram a guerra acreditando na derrota da França, o que trazia para eles a opção de restaurar o antigo regime.

 Os revolucionários sofreram grandes derrotas. A população então começou a acusar o rei e os monarcas de traição, revoltando os parisienses que cercaram o rei no palácio real e o prenderam junto de mais mil monarcas.
 Com base no sufrágio universal masculino foram realizadas novas eleições e a Assembleia Legislativa foi encerrada. Governada pelo grupo dos Girondinos, formou-se uma nova assembleia chamada Convenção Nacional.
  O povo foi chamado para defender a revolução. Um exército popular foi formado, derrotando os invasores e os partidários do Antigo Regime. Com a vitória, houve a proclamação da república.

21 de outubro de 2010

A Convenção (1792-1795)

  A Convenção Nacional foi criada por uma assembleia após a tomada do palácio real pelos parisienses. A Convenção Nacional era uma espécie de regime republicano onde de um lado os jacobinos defendiam mudanças radicais que dessem mais direitos ao povo, esses eram liderados pela pequena burguesia e apoiados pelos sans-culottes, as massas populares de Paris, do outro lado os girondinos, povo conservador preocupado em manter suas atuais conquistas. Havia ainda um grupo de deputados sem opiniões muito firmes, que votavam na proposta que tinha mais chances de vencer. Eram chamados de planície ou pântano.
  Nesse período foram descobertos documentos secretos que comprometiam o rei Luís XVI que foi julgado como traidor e com a força dos populares jacobinos executado na guilhotina.

20 de outubro de 2010

O Terror

   Após a Convenção Nacional, os jacobinos passaram a ser a maioria na convenção, em abril de 1793 a convenção criou o Comitê de Salvação Pública conseguindo reorganizar o exército e derrotar a coligação estrangeira. Todos os que se opunham aos jacobinos eram presos ou executados, a monarquia é abolida e muitos nobres mudaram de país, foi um período com muitas mortes que ficou conhecido como a fase do Terror.

19 de outubro de 2010

A Reação Termidoriana

  Os girondinos que sobreviveram ao terror, articularam um golpe que expulsou os jacobinos da Convenção. Era o golpe de 9 Termidor (no calendário da revolução), que marcou a queda da pequena burguesia jacobina e a volta da grande burguesia girondina ao poder. 
  O novo governo girondino prendeu e executou os jacobinos inclusive seu líder Robespierre, acabou com as prisões arbitrárias, dissolveu os clubes políticos e os jacobinos passaram a ser perseguidos. Nessa nova fase os preços foram liberados e houve a reativação do projeto político burguês.

18 de outubro de 2010

O golpe de estado -18 Brumário-

Em 1795, de acordo com a nova Constituição, a Convenção cedeu lugar ao Diretório, formado por cinco membros eleitos pelos deputados. Essa constituição restabeleceu o voto censitário e consagrou a liberdade econômica.
 Apesar disso, o Diretório não conseguiu estabilidade, a moeda estava arruinada, os impostos esvaziaram os cofres públicos e a inflação não parava de crescer.
 Os burgueses mais influentes começaram a perceber que o diretório não era forte o suficiente para resistir aos inimigos e que para restabelecer a ordem precisariam de um governo forte, assim a grande burguesia e o diretório passaram a apoiar o jovem general Napoleão Bonaparte. O golpe de estado conhecido como 18 Brumário, colocou Napoleão Bonaparte no poder e marcou o fim da Revolução Francesa. Com isso houve a extinção do diretório e iniciou-se o Consulado.